Procura

LibrasEducação dos surdos


EXERCÍCIOS - Exercício 21

  • (CONTEMAX 2020)

“As crianças parecem copiar fielmente o mundo (e o “estilo”) cognitivo que lhes apresenta a mãe” (SACKS, 2010, p. 63). Segundo o autor, o papel da cultura materna (sendo que figura materna significa a presença de algum responsável cujo contato seja direto e permanente com a criança – não necessariamente a mãe/mulher) exerce importante papel na construção e desenvolvimento da inteligência da criança. Em função disso, quando se trata de LIBRAS:


A) Será significativo ensinar a criança a ler lábios e depois a sinalização. Mesmo porque é desnecessário que uma mãe ouvinte aprenda a língua de sinais em função do seu filho.

B) Não importa em que tempo a criança terá contato com a língua sinalizada, isso não interfere no desenvolvimento cognitivo da pessoa surda, mesmo porque o estímulo precoce não é necessário.

C) Será significativo que a família conheça Língua de Sinais para que a criança em seu processo de desenvolvimento cognitivo, já na primeira infância, receba estímulo precoce e interaja por meio da sinalização.

D) Não importa se a criança é surda ou ouvinte, a família deve pensar nas tecnologias assistivas para atenderem os seus filhos em nível de desenvolvimento cognitivo. Os sinais poderão ser aprendidos tardiamente.

E) Será temporalmente significativo que, a criança tenha contato com a língua de sinais por meio da escola sendo que a personagem da mãe não exerce tanta influência no desenvolvimento da criança.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 22

Vamos para o Anterior: Exercício 20

Tente Este: Exercício 9

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Libras






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.96ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=2.14ms))((ts_substr_c=0.58ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 5ms))