PsicologiaTranstornos do neurodesenvolvimento
- (CCV-UFC 2017)
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido alvo de estudos, pesquisas, debates e preocupação não só no meio acadêmico, mas também entre familiares de alunos e profissionais da educação. Ainda que sua existência seja contestada por muitos, o diagnóstico de TDAH ou a sua “suspeita” tem se difundido no cotidiano das instituições educativas. Sobre os critérios diagnósticos do TDAH presentes do DSM V, marque a opção incorreta.
A) A desatenção como manifestação de comportamento opositor, desafio e/ou hostilidade pode ser indicativo de TDAH.
B) Frequentemente evitar, não gostar ou relutar em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado pode ser indicativo de TDAH.
C) É critério diagnóstico para TDAH o fato de que vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estejam presentes em dois ou mais ambientes.
D) Frequentemente correr ou subir nas coisas em situações em que isso é inapropriado – sendo que, em adolescente e adultos, pode se limitar a sensações de inquietude – pode ser indicativo de TDAH.
E) Não prestar atenção em detalhes ou cometer erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades de modo persistente e inconsistente com o nível do desenvolvimento pode ser indicativo de padrão de desatenção do TDAH.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9
Vamos para o Anterior: Exercício 7
Tente Este: Exercício 14
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia