MedicinaTraumas
- (Iamspe - SP 2017)
Você recebe um paciente vítima de capotamento de veículo. Ao exame físico, está com Glasgow de 11, pressão arterial de 85/60 mmHg e frequência cardíaca de 115 bpm, com extremidades frias, frequência respiratória de 35 por minuto e oximetria indetectável, turgência jugular e paraplegia de membros inferiores. A ausculta pulmonar revela ausência de murmúrios vesiculares a direita. Foram infundidos 2000 ml de cristaloide no atendimento pré- hospitalar. Sobre a abordagem inicial deste paciente, assinale a alternativa correta:
A) Deve ser providenciada prioritariamente a realização da tomografia de crânio devido a alteração neurológica presente no exame.
B) A causa da hipotensão e da disfunção respiratória deve ser atribuída a lesão de coluna cervical e é indicado o início de terapia com vasopressor.
C) A causa disfunção respiratória é a sobrecarga hídrica ocasionada pela reposição de cristaloides.
D) A intubação deve ser procedida após sedação e colocação em ventilação mecânica positiva, o que deve resultar em beneficio hemodinâmico resultante da redução do tônus simpático e melhora do desempenho cardíaco.
E) A avaliação inicial é sugestiva de disfunção respiratória por pneumotórax hipertensivo e deve-se proceder imediatamente a drenagem torácica no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 27
Vamos para o Anterior: Exercício 25
Tente Este: Exercício 78
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina