Segurança e saúde no trabalhoNr 17 - norma regulamentadora n° 17 - ergonomia
- (VUNESP 2020)
A respeito do objetivo, campo de aplicação, metodologia e demais características da Ergonomia, é correto afirmar que
A) ao estudar o conteúdo do tempo, no âmbito da análise do processo de trabalho, o ergonomista busca evidenciar o grau de importância de cada tarefa na consecução dos objetivos estipulados para a atividade considerada.
B) importante referencial para a organização do trabalho se encontra nas características psicofisiológicas dos trabalhadores, que permite entender a preferência do trabalhador em realizar tarefas fragmentadas com cadência definida por terceiros, em detrimento de qualquer gestão própria do trabalho.
C) a contribuição de diversas áreas do conhecimento, como a Antropologia, leva à melhor compreensão da dificuldade dos indivíduos em organizarem-se coletivamente para gerenciar uma carga de trabalho em face da importância do individualismo na evolução da espécie humana.
D) uma abordagem ergonômica da organização do trabalho deve considerar, entre outros aspectos, o modo operatório, que diferentemente da cadência, ritmo e normas de produção não formalizadas, não permite qualquer variação sob pena de corromper o sistema produtivo.
E) independentemente da técnica aplicada na análise do trabalho, é indispensável sua validação junto aos trabalhadores visando satisfazer duas exigências: restituir a informação que permitiu a análise, de forma elaborada, a quem a forneceu e corrigir e completar o trabalho do ergonomista.
VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho