Procura

Segurança e saúde no trabalhoRiscos ocupacionais (análise e gerenciamento de riscos)


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (CONTEMAX 2020)

Leia: Poeiras, fumos, névoas e neblinas são chamados de aerodispersoides, ou aerossóis. Os aerodispersoides são partículas líquidas ou sólidas, de tamanho microscópico, que permanecem temporariamente em suspensão no ar, até sua deposição no solo ou em algum objeto. Tais partículas representam risco à saúde, pois, em razão das suas dimensões reduzidas, penetram no trato respiratório, podendo alcançar os alvéolos pulmonares, como é o caso da inalação de poeiras respiráveis. Sobre o tema, considere a alternativa que define, corretamente, as névoas:



A) Partículas sólidas geradas mecanicamente pela ruptura mecânica de um sólido. Poeiras são geradas, por exemplo, durante operações como escavações, explosões, perfurações, lixamento, esmerilhamento, limpeza abrasiva, moagem etc.

B) Podem ser vegetais (névoa do algodão, linho ou cânhamo, névoa do bagaço da cana) ou minerais (névoa de sílica, de asbesto, de manganês).

C) Partículas sólidas formadas por condensação de vapores após a volatilização de substância sólida fundida. Podem ser metálicas ou plásticas.

D) Partículas líquidas geradas por condensação do vapor de um líquido volátil. Na indústria, a ocorrência de névoa de um agente químico é muito rara.

E) Partículas líquidas formadas pela ruptura mecânica de um líquido. Por exemplo, névoa formada por gotículas de solvente durante aplicação de pintura com pistola, ou névoa formada durante aplicação de agrotóxicos por nebulização.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7

Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 10

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+