PsicologiaIntervenção psicossocial
- (IBADE 2020)
Na perspectiva de efetivação dos direitos, a Política de Assistência Social passou a demandar do profissional de Psicologia uma atuação junto à coletividade, com os grupos, e não apenas a partir da perspectiva do indivíduo.
São premissas da atuação do psicólogo na Política de Assistência Social no trabalho com famílias, crianças e adolescentes:
A) atuar no sentido de se garantir o direito não só à assistência social, como o direito ao acesso à educação integral de qualidade com acesso à cultura e esportes.
B) a atuação da Psicologia nesse contexto não deve se limitar a uma ação estritamente técnica. Deve ser dotada de um aspecto crítico, reflexivo, investigativo e, acima de tudo, político.
C) destaca-se o papel de monitoramento e avaliação da implementação da Política de Assistência Social, pautada em modelos que prescrevem o que, como fazer e para que fazer.
D) as teorias psicológicas devem olhar para o desenvolvimento do indivíduo, limitando-se a apresentar as dicotomias entre os aspectos maturacionais e genéticos em cada uma das fases da vida.
E) a Psicologia de estudar crianças e adolescentes como seres naturais que passam por etapas evolutivas e considerar o contexto da intervenção social no processo de amadurecimento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Psicologia