OdontologiaLesões da mucosa oral
- (IBADE 2020)
As lesões brancas da mucosa podem ocorrer como resultado de um exsudato fibrinoso que recobre uma úlcera, depósitos submucosos, restos superficiais, colônias fúngicas, entre outras. O leucoedema é uma lesão branca que constitui uma opacificação discreta da mucosa jugal, sendo considerada uma variação da normalidade encontrada em grande parte da população. Sobre sua etiologia e patogenia, podemos afirmar que:
A) até o momento, a etiologia permanece desconhecida, já que alguns fatores tais como tabagismo, hábito de mascar tabaco, ingestão de álcool, infecção bacteriana, condições salivares, interações eletroquímicas e uma possível associação ao uso de maconha foram implicados, mas não foram comprovados.
B) consiste em uma condição hereditária autossômica dominante rara, que foi identificada a partir de uma composição de três raças isoladas de brancos, índios e negros americanos no condado de Halifax, na Carolina do Norte.
C) consiste em uma condição autossômica dominante que resulta de defeitos nos desmossomos que levam a uma alteração na adesão das células epiteliais. Muitos casos surgem esporadicamente como novas mutações.
D) é, principalmente, provocado por atrito ou fricção crônica contra uma superfície da mucosa oral, resultando em uma lesão branca hiperqueratótica análoga a um calo na pele.
E) geralmente, tal lesão está associada ao hábito de fumar cachimbo e charuto, e exibe uma correlação positiva entre a intensidade do hábito e a gravidade da condição, que é consideravelmente intensificada no hábito do fumo invertido.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 60
Vamos para o Anterior: Exercício 58
Tente Este: Exercício 34
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia
Novidade!
Clique aqui para baixar os próximos exercícios.
Depois de baixados, você poderá estudar mesmo sem estar conectado :-)
(Funciona melhor com o navegador Chrome atualizado)