OdontologiaOdontologia pré-clínica
- (IBADE 2020)
A evolução dos fármacos e a sua correta aplicabilidade nos diversos grupos dos pacientes com necessidades especiais, permitem ao Cirurgião Dentista, o controle da dor e da ansiedade trans e pós-operatória. É impreterível, quando houver indicação, a utilização da sedação consciente na prática clínica. Dentre as drogas mais usadas, podemos destacar os benzodiazepínicos, os sedativos hipnóticos, os anti-histamínicos, o óxido nitroso, os opioides, os neurolépticos e o propofol. Sobre o uso das drogas neurolépticas podemos afirmar que:
A) podem ser utilizadas pelo Cirurgião Dentista como sedativo em âmbito ambulatorial para procedimentos extensos e mais invasivos.
B) são drogas de ação no sistema nervoso periférico, que reduzem os sintomas psicóticos e exercem um efeito tranquilizante.
C) atuam na sedação superficial, permitindo a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos rápidos e não-invasivos.
D) a sua meia vida plasmática pode variar de 20-40 horas, são facilmente absorvidos pelo trato gastrointestinal, metabolizados pelos rins e eliminados pela urina.
E) o seu principal uso terapêutico é no tratamento de estados psicóticos, contudo, seus efeitos farmacológicos permitem o uso como sedativo pré-operatório, entre outras indicações.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 101
Vamos para o Anterior: Exercício 99
Tente Este: Exercício 80
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia