EnfermagemDoenças crônicas não transmissíveis
- (VUNESP 2020)
Após a realização da punção de acesso arterial (femoral ou radial), são utilizados dispositivos hemostáticos e curativos diversos. Cabe ao enfermeiro conhecer cada um deles para planejar adequadamente a assistência de enfermagem pós-procedimento.
Em relação a essa afirmação, é correto afirmar que
A) o curativo compressivo deve ser realizado após punção arterial femoral em conjunto com o uso da pulseira de compressão pneumática.
B) o dispositivo Perclose® pode ser utilizado na artéria radial ou artéria femoral e constitui em um dispositivo que realiza um tampão de colágeno no sítio de punção, permitindo deambulação precoce.
C) quando realizada compressão manual, após a retirada do introdutor, o enfermeiro deve comprimir o local por 5 minutos, checar se hemostasia completa e orientar o paciente a permanecer sentado em poltrona por 6 horas, não sendo permitido a deambulação.
D) na indisponibilidade da pulseira pneumática para uso após punção radial, ela pode ser substituída por um curativo oclusivo não compressivo com gaze e micropore.
E) após procedimento via artéria radial, utiliza-se uma pulseira de compressão pneumática radial com seringa para desinsuflação, devendo seguir um protocolo específico para tal.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 276
Vamos para o Anterior: Exercício 274
Tente Este: Exercício 332
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem