Engenharia civilEstruturas de concreto (3)
- (Instituto UniFil 2020)
De acordo com a NBR 7187 - Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido - Procedimento, é incorreto afirmar que
A) os pilares passíveis de serem atingidos por veículos rodoviários ou embarcações em movimento devem ter sua segurança verificada quanto aos choques assim provocados. Dispensa-se essa verificação se no projeto forem incluídos dispositivos capazes de proteger a estrutura contra esse tipo de acidente.
B) os estados limites de serviço (ELS) estão relacionados com a durabilidade e a boa utilização funcional das estruturas, sua aparência e o conforto dos usuários.
C) na avaliação da carga devida ao peso da pavimentação, deve ser adotado para peso específico do material empregado o valor mínimo de 24 kN/m³, prevendo-se uma carga adicional de 2 kN/m² para atender um possível recapeamento. A consideração desta carga adicional pode ser dispensada, a critério do proprietário da obra, no caso de pontes de grandes vãos.
D) as juntas de dilatação não devem estar contidas no projeto estrutural, deve ser feito um projeto a parte prevendo-se dispositivos adequados capazes de acompanhar os movimentos da estrutura e de prover uma perfeita vedação do local.
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