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Conhecimentos geraisConhecimentos gerais sobre a américa latina


EXERCÍCIOS - Exercício 36

  • (NUCEPE 2020)

A América Latina (AL), como se sabe, “nasceu” católica. Isto é, os primeiros viajantes e exploradores espanhóis e portugueses aqui chegaram com o intuito não somente de conquistar economicamente terras e riquezas naturais, mas, também, de ver concretizado o sonho milenarista e salvacionista cristão, acalentado pelo imaginário europeu, de encontrar o paraíso terrestre, noção baseada no Gênesis e recheada pelo imaginário edênico ao longo dos séculos. Portanto, a expansão ibérica significou também a expansão do catolicismo na América Latina, mediante a união da cruz e da espada, do trono e do altar, fato este que não mudou durante as décadas e os séculos, mesmo com a constituição dos Estados-Nações no continente, posto que muitos países adotaram legalmente o catolicismo como religião oficial, com a consequente ausência ou limitação da liberdade religiosa na região. ORO,Pedro e URETA, Marcela. Religião e política na América Latina: uma análise da legislação dos países. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 27, , jan./jun. 2007, p. 281-282).
Embora a situação descrita acima para a América Latina (AL) tenha passado por mudanças em diferentes aspectos, permitindo que exista hoje nos países que integram essa parte do continente uma heterogeneidade de posicionamentos, no que concerne às relações oficiais entre religião e política, Igreja e Estado, observa-se nessa trajetória


A) que a Igreja, enquanto instituição hierarquizada, mediou o processo de lutas pela independência da América Latina, utilizando a religião para dissuadir, tanto os rebeldes como os conservadores, em defesa da preservação da paz e da ordem.

B) a quase ausência da participação de membros da Igreja no processo emancipatório do continente, por considerarem inapropriado o envolvimento do clero com a política.

C) que, apesar de a Igreja ter-se mantido à margem do processo de emancipação da América Latina, membros do alto clero entraram em contato com os ideais revolucionários e assumiram posições favoráveis à emancipação.

D) que o padre Miguel Hidalgo é um exemplo, dentro da Igreja, de resistência aos ideais revolucionários franceses, ingleses e mexicanos, criticando a república e conclamando o povo a resistir ao movimento separatista.

E) que a história da Igreja na América Latina é povoada de casos de clérigos que levaram sua visão religiosa ao extremo da rebeldia, pegando em armas, embora com densos dramas de consciência, ao se integrarem à prática violenta da luta armada.


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