Procura

Conhecimentos geraisConhecimentos gerais de educação nas questões sociais


EXERCÍCIOS - Exercício 13

  • (IBADE 2020)

“Uma prática tradicional na Escola Fundamental, adotada nas aulas de estudos sociais, mas desenvolvida não apenas sob sua égide, é o estudo do meio considerando que se deve partir do próprio sujeito, estudando a criança particularmente, a sua vida, a sua família, a escola, a rua, o bairro, a cidade, e, assim, ir sucessivamente ampliando, espacialmente, aquilo que é o conteúdo a ser trabalhado. São os Círculos Concêntricos, que se sucedem numa sequência linear, do mais simples e próximo ao mais distante.” (CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes. Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago, 2005).

“Quando se evita, no ensino de Geografia para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, estabelecer a conexão entre o lugar (próximo) e o global (longínquo) está fazendo um desserviço para o ensino, pois ao invés de trazer a realidade dos e aos alunos, está, na verdade, distanciando-os cada vez mais”. (STRAFORINI, R. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre: São Paulo, Ano 18, vol. I, n. 18, p. 95-114, jan-jun, 2002.)

Sabemos que no Ensino de Geografia o estudo do meio a partir da realidade e conhecimentos prévios dos alunos é importante. No entanto, autores como Callai (2005) e Straforini (2002) apresentam críticas ao ensino restrito a essa forma de pensamento que vem sendo realizado nas escolas. Sendo assim, utilizando-se de seus conhecimentos sobre o Ensino de Geografia e partindo das reflexões dos autores, a alternativa que traduz uma explicação razoável para as críticas dos estudiosos do tema é a seguinte:



A) o método de ensino propenso ao estudo do meio tende a nivelar por baixo os conhecimentos básicos da disciplina da geografia.

B) a crescente desigualdade econômica e de informações não possibilita aos docentes a realização de práticas de aulas mais elaboradas e complexas, o que de certa forma, é suavizado com a prática docente que considera os meios sociais da criança como variáveis para apreensão do conhecimento. Essa atuação traz por si só, um círculo vicioso em relação à assimetria de conhecimentos que tende a manter a educação da escola pública como pior do que a escola particular.


C) em um mundo de grande volume de informação e velocidade, pautar as aulas a partir de círculos concêntricos é definitivamente colocar atreladas à disciplina da geografia e à importância da espacialidade um rótulo de antropocêntrico, restrito a particularidades que não se coadunam com a realidade.


D) as múltiplas espacialidades são a gênese da prática docente que valorizam a particularidade dos discentes; sua atuação, no entanto, é complexa, de difícil entendimento e tende a tirar o prazer do aluno pela disciplina.


E) a abordagem docente que valoriza a particularidade do aluno é exercida apenas para cumprimento do currículo básico, trazendo assim, um modelo de estudo enciclopedista e baseado na “decoreba” dos conhecimentos básicos da disciplina geográfica, fragilizando o ensino da educação básica.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14

Vamos para o Anterior: Exercício 12

Tente Este: Exercício 6

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.58ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.47ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 6ms))