Comunicação socialCódigo brasileiro de autorregulamentação publicitária
- (CCV-UFC 2017)
“Ao longo do século 20, a imprensa consolidou uma hegemonia na tarefa de documentar sua época. Tornou-se a principal, às vezes a única, versão sobre os acontecimentos. Definiu o que era um acontecimento que merecia ser contado e o que não era e poderia ser apagado, na medida em que não virava narrativa. É importante sublinhar que, para a maioria dos homens e das mulheres que constroem o país, o mundo ou a aldeia em sua existência cotidiana, não ser reconhecido na narrativa da História tinha – e tem – um efeito brutal. A invisibilidade é, talvez, a violência que inaugura todas as outras”.
(BRUM, E. Heróis e vilões não cabem na reportagem. (http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum/noticia/2013/08/bheroisb-e-bviloesb-nao-cabem-na-reportagem.html).
Sobre o controle social da mídia é correto afirmar:
A) Regulação da mídia e liberdade de expressão são conceitos opostos entre si.
B) Argentina, Estados Unidos e Reino Unido têm leis que regulam os meios de comunicação.
C) Os meios de comunicação são propriedades privadas e por isso regulados por suas normas internas.
D) Uma das grandes conquistas da sociedade brasileira nos últimos anos foi a regulação da mídia no país.
E) No Brasil a propriedade cruzada de meios de comunicação é proibida. Significa que uma mesma empresa não pode ser proprietária de um jornal e de uma estação de TV ou de rádio na mesma cidade.
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