NutriçãoPolíticas públicas de saúde
- (IADES 2019)
Em 2011, em sintonia com os esforços globais, o Ministério da Saúde preparou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011 - 2022, que integra ações do setor saúde e de outros setores. Diversos representantes de segmentos sociais participaram da construção desse plano. Considerando o eixo estratégico de promoção da saúde, que tem como um dos respectivos objetivos proporcionar à população opções relativas à construção de comportamentos saudáveis ao longo da vida, assinale a alternativa que indica ações desse eixo estratégico.
A) Redução dos preços de alimentos saudáveis : propor e fomentar a adoção de medidas fiscais, tais como redução de impostos, taxas e aumento dos subsídios, visando à redução dos preços de frutas e hortaliças, a fim de estimular o consumo delas.
B)
Regulamentação da publicidade de alimentos: liberação da publicidade de alimentos para crianças.
C) Criação de um portal na internet para monitorar e avaliar a implantação do Plano Nacional de Enfrentamento das DCNT, bem como desenvolver um sistema de gestão em DCNT.
D) Análises de morbimortalidade e inquéritos com foco em desigualdades em saúde (populações vulneráveis, como indígenas e quilombolas), intervenções em saúde e custos de DCNT.
E) Atenção domiciliar: ampliar o atendimento a pessoas com dificuldades de locomoção ou que precisem de cuidados regulares, mas não de hospitalização.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Nutrição