PsicologiaGrupos terapêuticos
- (OBJETIVA 2019)
Segundo ZIMERMAN, em termos ideais, alguns requisitos são indispensáveis na formação do grupoterapeuta. Diante disso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Capacidade de empatia. (2) Capacidade de discriminação. (3) Capacidade em manter uma permanente inteireza de seu sentimento de identidade pessoal e de grupoterapeuta. (4) Senso de ética. (5) Modelo de identificação.
( ) A capacidade de poder conter as fortes ansiedades provindas de cada um e de todos do grupo e que são depositadas de forma maciça e volumosa dentro da pessoa do grupoterapeuta.
( ) O grupoterapeuta não tem o direito de invadir o espaço autêntico de seus pacientes, impondo-lhes valores e expectativas, pelo contrário, ele deve proporcionar alargamento do espaço interior e exterior de cada um deles, através da aquisição do direito de ser livre, sem que isso, por sua vez, implique na invasão da liberdade dos outros do grupo.
( ) A via de ação terapêutica não é só a da interpretação, mas também a que emana do profundo, verdadeiro, da pessoa do terapeuta. Por essa razão, deve ficar bem claro para o terapeuta que ele se constitui como um importante modelo para as - necessárias - renovadas identificações dos pacientes.
A) 3 - 4 - 5.
B) 1 - 2 - 3.
C) 1 - 4 - 5.
D) 2 - 4 - 5.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 62
Vamos para o Anterior: Exercício 60
Tente Este: Exercício 78
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia