PsicologiaRedução de danos
- (CCV-UFC 2019)
Segundo Allan Marlatt, são princípios básicos da Redução de Danos:
A) Promove acesso a serviços de baixa exigência como uma alternativa para abordagens tradicionais de alta exigência; e surgiu como uma abordagem que parte dos gestores/formuladores de políticas públicas para a população.
B) É uma alternativa de saúde pública aos modelos moral/ criminal e de doença do uso e da dependência de drogas; e promove acesso a serviços de baixa exigência como uma alternativa para abordagens tradicionais de alta exigência.
C) Reconhece a abstinência como resultado ideal, mas aceita alternativas que reduzam os danos do uso de substâncias psicoativas; e surgiu como uma abordagem que parte dos gestores/formuladores de políticas públicas para a população.
D) Entende a espiritualidade e o trabalho religioso como princípios básicos para a superação do uso e dependência de drogas; e reconhece a abstinência como resultado ideal, mas aceita alternativas que reduzam os danos do uso de substâncias psicoativas.
E) Surgiu principalmente como uma abordagem “de baixo para cima”, baseada na defesa do dependente, em vez de uma política “de cima para baixo”, promovida pelos formuladores de políticas de drogas; e entende a espiritualidade e o trabalho religioso como princípios básicos para a superação do uso e dependência de drogas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10
Vamos para o Anterior: Exercício 8
Tente Este: Exercício 13
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia