PsicologiaPolíticas públicas de saúde mental
- (Crescer Consultorias 2019)
Sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil é correto afirmar.
A) O processo social conhecido como Reforma Psiquiátrica foi iniciado no Brasil no final dos anos de 1960, e vem provocando grandes transformações no campo da saúde mental e atenção psicossocial1. Este processo exerce influência direta na assistência em saúde oferecida ao sujeito em sofrimento psíquico e contribui para a construção de um novo lugar social para o “sujeito louco”.
B) Três pontos são de suma importância para compreender o processo da Reforma Psiquiátrica, ainda em curso no Brasil: a centralidade nas estratégias de desconstrução da ideia do sujeito louco como perigoso para o convívio social; o fortalecimento dos serviços substitutivos; e os profissionais da saúde e usuários dos serviços.
C) No bojo dos anos 1990 o movimento pela Reforma Psiquiátrica obteve seus grandes avanços políticos e estratégicos na luta por serviços substitutivos em saúde mental e na construção de experiências de tratamento e assistência aos usuários dessa política, que vem sendo pautada nos princípios do SUS.
D) A Reforma Psiquiátrica pode ser caracterizada como um processo complexo, que abrange duas dimensões principais: técnico assistencial e sócio-cultural.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36
Vamos para o Anterior: Exercício 34
Tente Este: Exercício 120
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia