PsicologiaPsicologia do desenvolvimento
- (IADES 2019)
A paciente S. C. F., de 82 anos de idade, após a morte do marido, há dois anos, passou a viver com a filha D. F. I., de 56 anos de idade, o genro (esposo da filha) G. H. I., de 58 anos de idade, a neta J. K. I., de 30 anos de idade, e o bisneto M. N. I. (5 anos de idade) e a bisneta P. R. I. (4 anos de idade). A família buscou atendimento para S. C. F, que vem apresentando crescente irritação, inapetência e hipersonia.
Com base nesse caso hipotético e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.
A) O grau de dependência de uma pessoa idosa é definido pela diminuição da capacidade funcional e pela fragilização. A capacidade funcional está ligada a fatores pessoais psicológicos, independentemente dos fatores externos, ambientais ou arquitetônicos em que vive a pessoa idosa.
B) É parte importante do papel do psicólogo orientar as famílias que a manutenção de rotinas para a pessoa idosa é uma das bases para estados de irritabilidade, uma vez que as coisas são feitas sempre no mesmo lugar e na mesma hora do dia, como manter uma hora específica para o banho.
C) Em termos práticos, é importante que o psicólogo oriente as famílias e os cuidadores para que assumam tanto as atividades básicas da vida diária quanto as atividades instrumentais da vida diária, para que a pessoa idosa possa administrar melhor o próprio tempo.
D) No desenvolvimento da pessoa, é natural que o envelhecimento traga, como aspecto psicossocial, processos depressivos, sinalizados por dores, desânimo, fadiga, alteração do apetite e do sono e lentificação.
E) Em termos psicossociais, a pessoa idosa está sujeita a mudanças bruscas de comportamento, tais como agitação, agressividade, perambulação e irritação, que têm como causas comuns: introdução ou suspensão de medicação, doenças infecciosas, problemas do coração, acidente vascular encefálico, obstipação intestinal, desidratação, batidas na cabeça ou quedas, perdas de familiares, brigas na família ou mudanças de ambiente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 141
Vamos para o Anterior: Exercício 139
Tente Este: Exercício 193
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia