MedicinaPediatria e neonatologia (3)
- (COPESE - UFT 2019)
O leite humano (LH) é um alimento balanceado, que oferece muito mais do que nutrição para criança pequena. Além dos macro e micro nutrientes, evidências indicam que ele contém uma série de outros componentes, incluindo agentes antiinflamatórios, inmunoglobulinas, antimicrobianos, antioxidantes, oligossacarídeos, citocinas, hormônios e fatores de crescimento, com atividade biológica relacionada ao desenvolvimento, à regulação metabólica e à inflamação. A composição nutricional do leite materno apresenta a proporção exata de nutrientes para o bom desenvolvimento do cérebro humano, diferentemente do leite de outros mamíferos.
Em relação ao aleitamento materno, podemos afirmar que:
A) As proteínas do leite materno incluem caseína e lactoalbuminas, e sua quantidade real é cerca de 0,8 a 0,9 g/dl, com uma fração elevada de nitrógeno, correspondendo 20 a 25%.
B) O leite humano possui quantidade escassa de aminoácidos, pois o RN tem capacidade diminuída de metabolizar esses elementos.
C) O componente menos variável do leite materno é a gordura. Dependendo de sua fase de maturação, gira em torno de 10 a 15 g/dl.
D) A concentração de colesterol é baixa no leite materno, sendo a dosagem plasmática dessa substância menor em lactentes alimentados com leite materno do que com fórmulas artificiais.
E) O conteúdo mineral total do leite materno é geralmente constante, e sua concentração é cerca de um terço maior no leite materno que no leite de vaca.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 157
Vamos para o Anterior: Exercício 155
Tente Este: Exercício 304
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina