MedicinaCardiologia e alterações vasculares (5)
- (COVEST-COPSET 2019)
Homem de 65 anos, com história de diabetes mellitus (DM), acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) e taxa de filtração glomerular de 80 mL/min/1,73 m 2, mantém a pressão arterial em 145 x 95 mmHg fazendo uso de hidroclorotiazida. Diante desse quadro, qual a conduta mais adequada?
A) Manter o fármaco e tolerar as cifras tensionais já que o paciente tem histórico de AVCI.
B) Recomendar medidas não farmacológicas e suspender o fármaco por não se mostrar seguro e eficaz no tratamento da hipertensão arterial sistêmica em pacientes com DM.
C) Acrescentar um inibidor da enzima conversora da angiotensina e evitar o uso de betabloqueador, já que esta classe de fármacos não tem mostrado redução do risco, principalmente de AVC, em pacientes com idade superior a 60 anos.
D) Iniciar a administração de um bloqueador de cálcio, já que esta classe de fármacos é capaz de retardar o declínio da função renal, em pacientes com nefropatia diabética.
E) Iniciar a administração de um alfa-agonista de ação central, evitando os inibidores da enzima conversora da angiotensina, já que esta classe de fármacos pode piorar a função renal em pacientes diabéticos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 151
Vamos para o Anterior: Exercício 149
Tente Este: Exercício 213
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina