Serviço socialCódigos de ética de 1947-1975 e de 1986
- (UFCG 2019)
A moralização da vida social tem ganhado legitimidade como estratégia de enfrentamento das expressões da questão social, processo que vem se consolidando na sociabilidade burguesa. Marque a opção INCORRETA.
A) O projeto ético político do Serviço Social, enquanto construção sociohistórica, filia-se a um projeto societário, não se confundindo com ele. Sua direção social impõe às ações profissionais a contribuição na construção de uma nova sociedade.
B) O Código de Ética Profissional de 1986, apesar de avanços, reproduziu a perspectiva não histórica e acrítica dos interesses das classes sociais. A dimensão política do trabalho profissional é enunciada pelos princípios constantes no documento de 1993.
C) O protagonismo das entidades da categoria, Conjunto CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO, e seus posicionamentos, representa formas de materialização do projeto ético político profissional, respeitando as particularidades e autonomia de cada uma.
D) A reflexão ética é capaz de realizar a crítica da vida cotidiana e à sua dimensão moral. Ela amplia possibilidades de realização de escolhas conscientes para o exercício da liberdade e do compromisso com projetos coletivos.
E) O pertencimento a um projeto profissional e societário, e suas projeções, dão materialidade e organicidade à consciência ética das/os Assistentes Sociais, assim como o Código de Ética e a agenda política do Conjunto CFESS -CRESS.
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