Procura

PedagogiaTecnologias educacionais


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FEPESE 2019)

Segundo a sua Proposta Curricular (2016): “Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, o trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vem acontecendo desde 1998, por intermédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), denominado atualmente de Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). O NTM constituiu-se como espaço de formação continuada voltada para o uso pedagógico das TIC na educação, visando preparar professores e estudantes para atuarem criticamente com essas tecnologias, na abordagem do campo da Mídia-Educação.”.

A partir desse excerto, assinale a alternativa correta .




A) Em decorrência do desenvolvimento tecnológico, inúmeras mudanças podem ser observadas em aspectos relacionados ao modo de viver, perceber, sentir e comunicar-se na sociedade atual. Hoje, há a ampliação das possibilidades de participação ativa na cultura digital: não apenas se está consumindo mídia, também se está produzindo mídia.

B) A Lei n° 8623/2011 estabelece como objetivo principal desestimular as crianças e os jovens no que se refere ao uso e à influência da mídia em se tratando de sexualidade, violência, uso de drogas, desejos de consumo, padrões estéticos e sociais em relação a gênero, crença, classe social e etnia.

C) Para que ocorram boas relações de ensino e aprendizagem no campo das Tecnologias MídiaEducação, não é preciso ressignificar o conceito de currículo, visto que o avanço das tecnologias digitais não institui novas formas de aprender e produzir conhecimento.

D) Deve-se abrir mão da dimensão conceitual da ação escolar e do importante papel dos profissionais da educação na atividade mediadora, tendo presente que a apropriação conceitual é o percurso por meio do qual a informação transforma-se em conhecimento.

E) O trabalho desenvolvido com as TIC na RMEF constitui um Componente Curricular e se apresenta como uma perspectiva relevante, oportunizando diferentes formas de expressão, representação e cultura. Dessa forma, a Mídia-Educação pode se confundir com o currículo de modo a promover cidadania no âmbito da formação humana integral.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.60ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.42ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 8ms))