PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (VUNESP 2019)
No artigo denominado Avaliação em Matemática: algumas considerações, Pavanello e Nogueira discutem que a concepção que se tem sobre a Matemática como ciência é determinante no processo de ensinar/aprender matemática. Essas pesquisadoras defendem que o mais adequado seria considerar a Matemática como
A) pronta e com uma estrutura formal e axiomática, e, assim, o processo de ensinar/aprender matemática deve levar o aluno a desenvolver o raciocínio a partir da compreensão de deduções lógicas, presentes na construção da matemática.
B) uma elaboração humana, realizada a partir de necessidades impostas pela realidade num determinado contexto, e, assim, o processo de ensinar/aprender matemática passa a ser concebido como aquele no qual o aprendiz constrói o conhecimento a partir de sua própria atividade cognoscitiva.
C) área do conhecimento, cujos saberes não estão apenas na mente do homem e nem apenas no mundo, e, assim, o processo de ensinar/aprender matemática deve partir do que é observável para conduzir o pensamento do aprendiz, paulatinamente, às abstrações características da matemática.
D) área do conhecimento historicamente construída por grandes estudiosos, e, assim, o processo de ensinar/ aprender matemática deve levar o aluno a desenvolver o raciocínio a partir da compreensão de problemas históricos.
E) uma ciência hipotética indutiva, pois decorre da realidade observável, e, assim, o processo de ensinar/ aprender matemática deve ser muito semelhante ao processo de ensino das ciências da natureza, priorizando experimentações.
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