Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 60

  • (VUNESP 2019)

No artigo denominado Avaliação em Matemática: algumas considerações, Pavanello e Nogueira discutem que a concepção que se tem sobre a Matemática como ciência é determinante no processo de ensinar/aprender matemática. Essas pesquisadoras defendem que o mais adequado seria considerar a Matemática como


A) pronta e com uma estrutura formal e axiomática, e, assim, o processo de ensinar/aprender matemática deve levar o aluno a desenvolver o raciocínio a partir da compreensão de deduções lógicas, presentes na construção da matemática.

B) uma elaboração humana, realizada a partir de necessidades impostas pela realidade num determinado contexto, e, assim, o processo de ensinar/aprender matemática passa a ser concebido como aquele no qual o aprendiz constrói o conhecimento a partir de sua própria atividade cognoscitiva.

C) área do conhecimento, cujos saberes não estão apenas na mente do homem e nem apenas no mundo, e, assim, o processo de ensinar/aprender matemática deve partir do que é observável para conduzir o pensamento do aprendiz, paulatinamente, às abstrações características da matemática.

D) área do conhecimento historicamente construída por grandes estudiosos, e, assim, o processo de ensinar/ aprender matemática deve levar o aluno a desenvolver o raciocínio a partir da compreensão de problemas históricos.

E) uma ciência hipotética indutiva, pois decorre da realidade observável, e, assim, o processo de ensinar/ aprender matemática deve ser muito semelhante ao processo de ensino das ciências da natureza, priorizando experimentações.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 61

Vamos para o Anterior: Exercício 59

Tente Este: Exercício 187

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=14.37ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.71ms))((ts_substr_c=0.81ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 17ms))