PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais
- (Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ 2019)
A professora de Língua Portuguesa, que atende o sexto ano de uma escola municipal, sugeriu o desenvolvimento de um projeto que utilizasse contos indígenas e africanos para abordar com os estudantes as características desse gênero textual. A coordenação pedagógica questionou a escolha dessa literatura, por considerá-la muito distante da realidade dos estudantes atendidos. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a professora argumentou que, nessa modalidade de ensino, a legislação:
A) orienta a necessidade de se abordar outros gêneros textuais, além dos textos ofertados nos livros didáticos
B) faculta o uso de gêneros textuais das culturas afro-brasileira e indígena
C) sugere o estudo da história europeia e norte-americana, em especial na área da literatura estrangeira
D) obriga o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras
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