Procura

PedagogiaAs funções do ensino superior: ensino pesquisa extensão e cultura


EXERCÍCIOS - Exercício 35

  • (VUNESP 2019)

Ao se analisar o contexto universitário, podem ser buscadas formas genuínas de construção de saberes capazes de dinamizar as inovações e a difusão de experiências, considerando o contexto global e local, no qual o processo pedagógico se institui. Esse espaço se constitui em um lugar de formação no qual o protagonismo pedagógico é reconhecido como caminho para emancipação dos processos formativos, da aprendizagem de ser professor. Nesse sentido, os alicerces constitutivos da pedagogia universitária são


A) a experiência como momento de culminância da aprendizagem docente e o estudo individual como condição indispensável para que a profissão possa ser compreendida, ensinada e revisitada.

B) o domínio de conhecimentos e saberes de determinado campo, no caso, a docência no ensino superior, e a apropriação dos elementos mais inovadores da arte de ensinar e aprender.

C) a reflexão individual e coletiva, as relações intersubjetivas e interdiscursivas e o conhecimento pedagógico compartilhado que se consubstanciam no ato de aprender a ser professor.

D) a experiência e o domínio de saberes da área, independentemente da realidade concreta da atividade de ser professor em seus diversos campos de atuação e em seus respectivos domínios.

E) o aprender generalizado dos conhecimentos necessários para ser professor e o aprender partilhado e específico das experiências inovadoras de docência.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36

Vamos para o Anterior: Exercício 34

Tente Este: Exercício 12

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.96ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.66ms))((ts_substr_c=0.45ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 4ms))