PedagogiaAs funções do ensino superior: ensino pesquisa extensão e cultura
- (VUNESP 2019)
Ao se analisar o contexto universitário, podem ser buscadas formas genuínas de construção de saberes capazes de dinamizar as inovações e a difusão de experiências, considerando o contexto global e local, no qual o processo pedagógico se institui. Esse espaço se constitui em um lugar de formação no qual o protagonismo pedagógico é reconhecido como caminho para emancipação dos processos formativos, da aprendizagem de ser professor. Nesse sentido, os alicerces constitutivos da pedagogia universitária são
A) a experiência como momento de culminância da aprendizagem docente e o estudo individual como condição indispensável para que a profissão possa ser compreendida, ensinada e revisitada.
B) o domínio de conhecimentos e saberes de determinado campo, no caso, a docência no ensino superior, e a apropriação dos elementos mais inovadores da arte de ensinar e aprender.
C) a reflexão individual e coletiva, as relações intersubjetivas e interdiscursivas e o conhecimento pedagógico compartilhado que se consubstanciam no ato de aprender a ser professor.
D) a experiência e o domínio de saberes da área, independentemente da realidade concreta da atividade de ser professor em seus diversos campos de atuação e em seus respectivos domínios.
E) o aprender generalizado dos conhecimentos necessários para ser professor e o aprender partilhado e específico das experiências inovadoras de docência.
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