Procura

PedagogiaO ensino e a participação discente no contexto universitário


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (UFRR 2019)

Marcos Masetto (2017) em entrevista à Revista Docência do Ensino Superior da UFMG, destaca aspectos relevantes que nos ajudam a refletir sobre o conceito e finalidades da educação superior. Dentre elas destacamos:

"A UNESCO, em 1998, pela primeira vez produziu um documento para todas as universidades do mundo, apresentando uma nova visão e uma nova missão para o ensino superior para o século XXI. Trata-se de um documento que abre a universidade para os problemas do nosso mundo em termos da formação de profissionais, de formação para o trabalho, de pesquisa e integração desta com os contextos e problemas reais contemporâneos."

"Já não é mais suficiente para a universidade e para a formação de profissionais conhecimentos disciplinares, congelados, estabelecidos em disciplinas fechadas, estanques. O conhecimento que se exige hoje do profissional é um conhecimento interdisciplinar, que integre áreas de conhecimentos, ciências, novas pesquisas, diferentes perspectivas para entender melhor as realidades e os fenômenos com os quais nos encontramos dia a dia. Todo fenômeno humano é por si interdisciplinar e não se resolve, não se encaminha apenas com respostas de uma disciplina ou de disciplinas justapostas. Adquirir informações e construir conhecimento de forma interdisciplinar é uma exigência."

No contexto desses desafios que se apresentam para o ensino superior analise as afirmativas abaixo e identifique a afirmativa na qual o elemento fundamental para que o ensino superior ocorra de maneira adequada é melhor definido.




A) É necessário que o professor, no ensino superior, seja formado para a construção de um perfil pedagógico, em que se coloque entre o aluno e a aprendizagem deste, trazendo constantemente as informações mais relevantes para a formação profissional do aluno, e informando quais os autores e conceitos atualizados em suas áreas disciplinares.

B) O aluno que chega ao ensino superior já está apto a assistir às aulas, ouvir as explicações do professor sobre os conteúdos, fazer provas, tirar notas e buscar sua aprovação. Esta atitude disciplinada fará com que ele chegue à formação que se espera que ele atinja ao final do curso.

C) A ação docente no ensino superior deve entremear momentos em que o professor irá fazer explicações, com momentos em que o aluno vai buscar a informação, trazê-la para a sala de aula e discuti-la com a mediação do professor. Em outros momentos, o aluno resolve problemas, participa de uma visita técnica, de um estágio, observa, entrevista, fotografa, traz o material para sala de aula e, com o professor, reflete sobre essa realidade à luz das teorias.

D) O papel fundamental da universidade é a formação de profissionais com conhecimentos disciplinares sólidos e que alcancem o máximo possível de especialidade e especificidade, de forma a que estes possam exercer suas profissões com rigorosa competência técnica.

E) A revolução decorrente do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, permite que o aluno tenha acesso às mais variadas informações científicas, sendo muito importante que o professor controle, nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, se estes estão reproduzindo fontes academicamente valorizadas e reconhecidas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 8

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.69ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.81ms))((ts_substr_im=0.85ms))
((total= 9ms))