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PedagogiaAs funções do ensino superior: ensino pesquisa extensão e cultura


EXERCÍCIOS - Exercício 30

  • (IF-PA 2019)

O processo de construção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades teve como um de seus marcos históricos o seguinte fato:


A) na década de 60 houve avanços importantes nas ações extensionistas a partir da implantação do regime militar que fortaleceu ações de conscientização com base na educação popular.

B) a influência de Paulo Freire intensificou as atividades extensionistas, que passaram a ter uma característica assistencialista, aproximando do povo o conhecimento produzido nas universidades.

C) A partir da década de 80, com a abertura política e a gradual volta à democracia, o debate sobre a extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa foi intensificado.

D) em 1987 com a criação do Fórum Nacional de Extensão essa atividade foi definida como um processo de oferta de serviços, gratuitos ou remunerados, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável em favor da sociedade.

E) nos anos 90 o princípio da indissociabilidade foi retirado da Constituição Federal e excluído do texto da LDB, esvaziando sua concepção e prática na universidade.


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