Procura

FarmáciaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (IDECAN 2017)

“Em 2011, a Câmara Técnica de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (CATEME/ANVISA) decidiu cancelar os registros de medicamentos que contivessem a sibutramina (inibidor de apetite), sob o argumento de que a droga ‘apresenta relação benefício/risco desfavorável para a sua utilização clínica como adjuvante no tratamento da obesidade’ (ANVISA, 2011).”

(Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica sobre eficácia e segurança dos medicamentos inibidores de apetite. Brasília – DF, 2011/ 83 p.)

Essa decisão foi essencialmente baseada em que tipo de estudo científico?




A) Ensaios clínicos randomizados porque, primariamente, são os únicos passíveis de avaliar cientificamente a eficácia e a segurança de medicamentos.

B) Revisões sistemáticas e metanálises porque constituem o melhor nível de evidência científica para tomada de decisão sobre medicamentos.

C) Estudos de coorte porque são primariamente os mais indicados para avaliar a associação entre um fator de risco (sibutramina) e o surgimento de um agravo (eventos adversos).

D) Estudos de caso-controle porque a ANVISA somente reavaliou a segurança da sibutramina após o aparecimento de diversos casos de depressão e suicídio de usuários. Como o caso-controle é o único estudo epidemiológico retrospectivo, coube a ele embasar a decisão.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 67

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.25ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 9ms))