MedicinaUrologia
- (COMPERVE 2019)
Pedreiro, 28 anos de idade, deu entrada em uma UTI, por insuficiência respiratória após quadro de hemorragia alveolar. Paciente apresentava anteriormente episódios de febre e mialgia com predominância nas panturrilhas. Familiares disseram que o pedreiro vinha trabalhando na construção de uma casa. Os exames apresentaram: creatinina = 8,0 mg/dL; ureia = 210 mg/dL; Na = 136 meq/L, K+ = 3,0 meq/L, HB = 10 g/dL, leucócitos = 15600 / mm 3e 145.000 plaquetas/ mm 3. No caso, considerando-se a hipótese de acometimento renal por leptospirose, deve-se concluir:
A) o comprometimento renal grave é frequente, e as principais alterações evidenciadas na lesão renal aguda são no compartimento glomerular.
B) o aumento da secreção de aldosterona e vasopressina justificam o desenvolvimento de uma lesão renal aguda não-oligúrica.
C) o quadro de hiperbilurrubinemia e rabdomiólise não é tão intenso nas formas graves da doença e não participa da gênese da lesão renal aguda.
D) o acometimento preferencial do compartimento túbulo-intersticial justifica o padrão de lesão renal e distúrbios hidroeletrolíticos evidenciados.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 492
Vamos para o Anterior: Exercício 490
Tente Este: Exercício 78
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina