MedicinaGastroenterologia (2)
- (FURB 2019)
A retocolite ulcerativa é uma doença idiopática caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que acomete predominantemente a camada mucosa do cólon. A doença sempre afeta o reto e também variáveis porções proximais do cólon, em geral de forma contínua, ou seja, sem áreas de mucosa normais entre as porções afetadas. A gravidade da doença é melhor avaliada pela intensidade dos sintomas e pode ser classificada pelos critérios estabelecidos por Truelove e Witts, úteis na definição terapêutica. Considerando os critérios estabelecidos por Truelove e Witts, assinale a alternativa que melhor define a agudização leve de retocolite ulcerativa:
A) Menos de 3 evacuações por dia, com ou sem sangue, sem comprometimento sistêmico e com velocidade de sedimentação globular normal.
B) 4 evacuações por dia, com mínimo comprometimento sistêmico.
C) Mais de 6 evacuações por dia, com sangue e com evidência de comprometimentos sistêmicos, tais como febre, taquicardia, anemia e velocidade de sedimentação globular acima de 30.
D) Menos de 3 evacuações por dia, com sangue, sem comprometimento sistêmico e com velocidade de sedimentação globular até 10% acima do valor de referência.
E) Menos de 4 evacuações por dia, com pouco sangue e muco, sem comprometimento sistêmico e com velocidade de sedimentação globular normal.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14
Vamos para o Anterior: Exercício 12
Tente Este: Exercício 345
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina