EnfermagemTeorias da enfermagem
- (CPCON 2019)
Reconhece-se que Florence Nightingale foi um marco na prática da enfermagem moderna. Considera-se que muitas teóricas também contribuíram na construção da ciência e da prática profissional através de modelos conceituais teóricos importantes e no desenvolvimento de metodologias assistenciais de enfermagem.
De acordo com a evolução histórica e o conhecimento teórico da ciência da enfermagem, qual das alternativas abaixo discorre CORRETAMENTE sobre as teóricas e suas teorias de enfermagem?
A) Callista Roy lançou nos anos 50 a teoria do autocuidado como uma necessidade humana e a enfermagem como um serviço humano. Formalizou: a Teoria do Auto-Cuidado, a Teoria do Déficit do Autocuidado e a Teoria dos Sistemas de Enfermagem.
B) Virgínia Henderson definiu que a única função do enfermeiro é o de assistir o ser humano, doente ou saudável, no desempenho das atividades que contribuem para a saúde ou para a sua recuperação e identificou 14 necessidades básicas dos doentes.
C) Dorothea Orem criou nos anos 60 a Teoria do Modelo de Adaptação como um excelente exemplo do conhecimento de Enfermagem aplicado ao conhecimento da Psicologia.
D) Florence Nightingale escreveu sobre a Teoria do Cuidado Humano de Enfermagem, abordando os dez fatores de cuidados que efetivam o processo de cuidar em enfermagem, com base na metodologia científica.
E) Madeleine Leininger publicou as necessidades humanas básicas no Brasil na década de 70, com o lançamento do livro Processo de Enfermagem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 104
Vamos para o Anterior: Exercício 102
Tente Este: Exercício 45
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem