EnfermagemDoenças infecciosas e parasitárias
- (IF-MT 2019)
O Brasil está entre os 30 países de alta carga para tuberculose (Tb), considerados prioritários pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o controle da doença no mundo. De acordo com o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose do Ministério da Saúde, são afirmações corretas sobre a Tb, EXCETO:
A) a polirresistência é a resistência a dois ou mais fármacos anti-Tb, exceto à associação rifampicina e isoniazida.
B) as reações adversas mais frequentes ao esquema básico são: mudança da coloração da urina (ocorre universalmente), intolerância gástrica, alterações cutâneas, icterícia e dores articulares.
C) para o acompanhamento clínico dos casos pulmonares, é obrigatória a realização do controle bacteriológico ou radiológico e, se disponível, a solicitação de função hepática, função renal e glicemia de jejum.
D) a apresentação da Tb na forma pulmonar, além de ser a mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.
E) a transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. Portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 142
Vamos para o Anterior: Exercício 140
Tente Este: Exercício 56
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem