EnfermagemAdministração em enfermagem
- (COSEAC 2019)
O gerenciamento, no contexto do processo de trabalho do enfermeiro, pode ser apreendido por dois grandes modelos: o racional, com foco no indivíduo e nas organizações, e o histórico-social, centrado na abordagem das práticas sociais e sua historicidade. São características do modelo racional:
A) é investido de papel institucional, tradutor de políticas públicas ou privadas, buscando que o produto do trabalho corresponda às finalidades definidas, também pelo projeto técnico de saúde.
B) busca responder às contradições e tensões presentes no cotidiano dos serviços de saúde; nesse sentido, a gerência está voltada para a apreensão e satisfação da necessidade da população.
C) o gerenciamento é apreendido a partir da perspectiva das práticas de saúde, historicamente estruturada e socialmente articulada, e atua por processos rápidos, ativos e orgânicos.
D) há flexibilização e agilidade na organização do trabalho e não há cisão entre a concepção e a execução do trabalho, mantendo estrutura horizontalizada que prestigia o trabalho coletivo.
E) é mecanicista e está fundamentado na Teoria Geral da Administração (TGA); contempla a produção em massa, na qual os produtos são hegemônicos; a atuação visa ao alcance de objetivos organizacionais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 144
Vamos para o Anterior: Exercício 142
Tente Este: Exercício 85
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem