EnfermagemPromoção da saúde
- (VUNESP 2019)
Devido aos sintomas físicos e emocionais apresentados após ter sido vítima de estupro, P.C., 34 anos, sexo feminino, recebeu o diagnóstico de transtorno do estresse pós-traumático e foi afastada, temporariamente, do trabalho. Ao retornar da licença, compareceu à consulta de enfermagem para acompanhamento de sua saúde. Após realizar a coleta de dados, utilizando a classificação NANDA 2015-2017, o enfermeiro estabeleceu como um dos diagnósticos de enfermagem “síndrome pós-traumática relacionada a evento desconfortável, considerado fora da gama de experiências habituais, evidenciado por flashbacks e pesadelos”. Para esse diagnóstico, a intervenção de enfermagem adequada é
A) discutir com a paciente os estressores identificados e a conexão de cada um deles com a ansiedade quando o nível dela estiver elevado.
B) dar reforço positivo a comportamentos ritualísticos, ajudando a paciente a aprender maneiras de interromper os pensamentos obsessivos.
C) desestimular a tomada de decisão quando evidenciado um baixo nível de ansiedade por parte da paciente.
D) apoiar a paciente e tranquilizá-la quanto ao fato de esses sintomas serem comuns após um trauma da magnitude que vivenciou.
E) frequentar atividades de grupo com a paciente se isso for assustador para ela.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 50
Vamos para o Anterior: Exercício 48
Tente Este: Exercício 72
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem