Procura

FisioterapiaVentilação mecânica


EXERCÍCIOS - Exercício 89

  • (UFPR 2019)

A assistência ventilatória mecânica pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e/ou da ventilação dos pacientes de maneira artificial até que eles estejam capacitados a reassumi-las. É um método de suporte ventilatório que pode implicar riscos aos pacientes, e sua indicação deve ser criteriosa. Para evitar injúria ao paciente ventilado mecanicamente, as Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica, publicadas pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em 2013, preconizam, para a ventilação de um paciente neurológico em quadro agudo:



A) evitar hiperoxemia em pacientes com lesão neurológica aguda, uma vez que isso leva ao aumento na morbidade e na taxa de mortalidade.


B) manter a hiperventilação prolongada, utilizando como parâmetro PaCO 2 entre 35-40 mmHg na fase aguda da injúria.

C) utilizar o modo ventilatório espontâneo em pacientes com lesão neurológica grave, na fase aguda com hipertensão intracraniana.


D) manter a cabeceira em torno de 30-45 graus, para melhora do retorno venoso encefálico e redução da influência da pressão expiratória final sobre a pressão intracraniana.


E) utilizar o modo pressão-controlada (PCV) para pacientes com lesão neurológica grave na fase aguda, para manutenção do volume pulmonar constante e adequado.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 90

Vamos para o Anterior: Exercício 88

Tente Este: Exercício 96

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.12ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.01ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 6ms))