Procura

FisioterapiaPatologia clínica geral e patologia


EXERCÍCIOS - Exercício 36

  • (UFPR 2019)

Paciente sexo feminino, 48 anos, foi submetida a uma ressecção cirúrgica da mama direita por tumor maligno. No procedimento, foi necessário retirar a maioria dos gânglios da região axilar, no intuito de evitar a disseminação do tumor. Já no primeiro pós-operatório, a paciente evoluiu para edema de membro superior, sendo que, na fase inicial, era possível perceber a pele brilhosa e aumento de volume do membro, com presença de cacifo grau +++/VI. No decorrer da evolução, 25º pós-operatório, sem a intervenção de fisioterapia, a paciente evoluiu com manutenção do aumento de volume no membro e com diminuição do sinal de cacifo (agora com intensidade +/IV). Diante desse quadro, é correto concluir que se trata de um quadro pós-operatório:



A) em que a redução do sinal de cacifo está compatível com linfedema, denotando piora.

B) que, por redução do sinal de cacifo, evidencia diminuição do edema, com bom prognóstico.

C) que apresenta evolução normal, não denotando nem melhora, nem piora, pois o tratamento de fisioterapia não foi instituído.


D) que apresenta piora do quadro, por redução do sinal de cacifo, compatível com erisipela (distúrbio característico nesses casos).


E) em que a melhora está evidente, considerando a redução do sinal de cacifo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 37

Vamos para o Anterior: Exercício 35

Tente Este: Exercício 8

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.81ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.52ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 7ms))