FisioterapiaPneumologia
- (INSTITUTO AOCP 2019)
Paciente do sexo masculino, 71 anos, deu entrada em hospital há 20 horas devido à exacerbação de DPOC. Tem diagnóstico de enfisema pulmonar há 10 anos, é tabagista ativo de longa data e, no momento, encontra-se consciente, em respiração espontânea e máscara de venturi (FiO 2 : 50%). Na avaliação fisioterapêutica, foram detectados: frequência respiratória de 28 rpm, frequência cardíaca de 111 bpm, SpO 2 de 81%, PA de 140/90 mmHg, percussão timpânica, expansibilidade diminuída simetricamente, tórax em tonel e brevelíneo, tosse seca e eficaz e presença de baqueteamento digital. AP: MV+, simétrico, diminuído globalmente, sem ruídos adventícios. Considerando o caso clínico apresentado, sobre a avaliação fisioterapêutica, assinale a alternativa correta.
A) O ângulo de Charpy detectado no paciente foi >90º.
B) O paciente deveria apresentar expansibilidade normal ou aumentada, e não diminuída, já que é diagnosticado com uma doença que gera hiperinsuflação pulmonar.
C) O timpanismo detectado na percussão sugere a presença de secreção brônquica.
D) O baqueteamento digital é uma condição aguda, sendo que, após alta hospitalar e estabilização do quadro, o paciente não irá mais apresentar esse sinal.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 179
Vamos para o Anterior: Exercício 177
Tente Este: Exercício 351
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia