FisioterapiaFisioterapia na oncologia
- (IADES 2019)
A atuação da Fisioterapia tem ganhado espaço na área da oncologia com expectativas crescentes de expansão. Isso vem acontecendo, principalmente, em razão dos avanços dos tratamentos oncológicos e dos bons resultados no aumento do tempo de vida, mas com consequentes impactos na qualidade de vida dos pacientes. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A) Em pacientes com câncer de mama que serão submetidos a quimioterapia e cirurgia para ressecção tumoral, a Fisioterapia pode atuar desde o pré-operatório, por meio de exercícios respiratórios, educação postural, orientações preventivas e fortalecimento muscular.
B) Na área pneumológica, os programas de exercício pré-operatório podem debilitar os pacientes e piorar a função respiratória geral destes. Sendo assim, a atuação deve ocorrer nos casos de internação em UTI, por meio dos ajustes dos parâmetros ventilatórios.
C) Tanto o câncer quanto o respectivo tratamento são agressivos e podem se manifestar em diferentes partes e sistemas do organismo humano, gerando vários tipos de disfunções. Nos casos de comprometimento prostático, por exemplo, a atuação da Fisioterapia ocorre nesse momento, contribuindo para reverter as complicações ocorridas.
D) Pela gravidade do câncer, a Fisioterapia está limitada à atuação multidisciplinar de cuidados paliativos. O foco é limitado à qualidade de vida do paciente antes do óbito.
E) Em pacientes com diagnóstico de tumores ósseos, recomenda-se a utilização de calor profundo local para acelerar a cicatrização tecidual.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 13
VOLTAR ao índice: Fisioterapia