FisioterapiaFisioterapia em pacientes queimados
- (IADES 2019)
Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos superficiais em decorrência de traumas de origem térmica, química, elétrica ou radioativa. Variam desde pequeno eritema na pele até agressões mais graves, capazes de desencadear um grande número de respostas sistêmicas, que serão proporcionais à extensão e à profundidade dessas lesões.
Em relação às referidas lesões e à atuação da Fisioterapia, assinale a alternativa correta.
A) Um dos principais benefícios da cinesioterapia ao longo do tratamento é melhorar a flexibilidade músculo-tendínea e a nutrição dos tecidos articulares e funcionais.
B) A fisioterapia deverá ser inserida somente no período após a internação, tendo como objetivo principal a prevenção de contraturas e (ou) deformidades.
C) Durante o período de enxertia, o membro que recebeu o procedimento deverá ser mobilizado continuamente.
D) Nas primeiras horas após uma queimadura de grande intensidade, o paciente deverá ser hidratado constantemente, visto que a perda da epiderme leva à desidratação imediata e severa dos pacientes.
E) A queimadura de terceiro grau é mais superficial, atingindo principalmente a epiderme. Apresenta um eritema na região atingida, mas, por causar danos apenas na região morta da pele, não é responsável por alterações hemodinâmicas ou clínicas. Contudo, é a queimadura mais dolorosa, visto que as terminações nervosas ficam expostas.
VOLTAR ao índice: Fisioterapia