Procura

FisioterapiaFisioterapia em traumato-ortopedia e reumatologia


EXERCÍCIOS - Exercício 73

  • (IADES 2019)

Fisioterapeuta é condenada a indenizar paciente

que fraturou perna durante sessão

[6/8/2014] Em decisão monocrática, o juiz José Carlos de Oliveira, em substituição ao desembargador Carlos Alberto França, condenou uma fisioterapeuta a pagar indenização a um paciente por fraturar a perna dele durante uma sessão de tratamento. O homem receberá R$ 12.450 de indenização por danos morais e R$ 3,2 mil por danos materiais.

A ação foi julgada favoravelmente ao paciente, em primeiro grau, na comarca de Jataí, mas a profissional recorreu, pedindo para diminuir os valores arbitrados. Contudo, o juiz manteve, sem reformas, a decisão. Para o magistrado, ficou comprovado “o ato imprudente praticado pela fisioterapeuta, por ter descumprido a determinação prescrita pelo médico ortopedista, em razão da gravidade das lesões sofridas pelo homem”.

Consta dos autos que o paciente foi orientado a se submeter a sessões de fisioterapia, após uma fratura na perna. Contudo, na quarta vez, ele sofreu nova fratura, em razão do exercício errado proposto pela profissional. A fisioterapeuta havia pedido que o homem ficasse de pé e realizasse alongamento da musculatura posterior da coxa. Contudo, tal movimento representou grande sobrecarga sobre o osso fraturado, indo ao contrário de todas as determinações prescritas claramente pelo médico.

Disponível em:<http://www.tjgo.jus.br> . Acesso em: 2 jan. 2019, com adaptações.

Com base na análise da notícia apresentada e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.




A) O alongamento poderia ser realizado nesse caso; porém, se o movimento tivesse sido feito em decúbito dorsal, teria o risco de complicações minimizado.

B) A conduta realizada pela profissional está inadequada, pois, no tratamento de fraturas, deve-se explorar somente o uso de agentes eletrofísicos, e nunca a cinesioterapia.

C) A fratura foi uma intercorrência normal, que pode ocorrer durante qualquer atendimento. O importante é ter cautela durante as condutas.

D) Certamente a causa da fratura foi a consolidação inadequada, provavelmente por uma iatrogenia da equipe médica.

E) As fraturas da tíbia, independentemente do método de fixação utilizado, exigem repouso prolongado sem descarga de peso.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 74

Vamos para o Anterior: Exercício 72

Tente Este: Exercício 69

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.75ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.89ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 5ms))