PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
INSTRUÇÃO: Leia o fragmento a seguir, que se encontra na obra Portos de passagem , de João Wanderley Geraldi, em que se discute, a propósito das concepções de leitura, o estatuto do texto nas aulas de língua portuguesa, para responder à questão .
“A questão já não é ‘corrigir’ leituras com base numa leitura privilegiada e apresentada como única; mas também não é admitir qualquer leitura como legitimável (ou legítima), como se o texto não fosse condição necessária à leitura e como se neste o autor não mobilizasse os recursos expressivos em busca de uma leitura possível. Trata-se agora de reconstruir, em face de uma leitura de um texto, a caminhada interpretativa do leitor: descobrir por que este sentido foi construído a partir das ‘pistas’ fornecidas pelo texto. Isto significa se perguntar, no mínimo, que variáveis sociais, culturais e linguísticas foram acionadas pelo aluno para produzir a leitura que produziu. Isto significa dar atenção ao fato de que a compreensão é uma forma de diálogo.”
(GERALDI, 2013, p. 112-113.)
Depreende-se desse texto que, ao professor, cabe a tarefa de
A) ensinar ao aluno técnicas básicas de leitura.
B) construir, junto com o aluno, possibilidades de leitura.
C) permitir que o aluno, por seus próprios meios, desenvolva uma leitura ideal.
D) facilitar, para o aluno, a leitura de textos que não estejam apropriados ao seu nível de escolaridade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 452
Vamos para o Anterior: Exercício 450
Tente Este: Exercício 77
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português