Procura

PortuguêsFlexão verbal de tempo (presente pretérito futuro) (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 308

  • (FCC 2019)

Disseminação da violência

A violência não se administra nem admite negociação: é da sua natureza impor a força como método. Sua lógica final é a adoção da barbárie. As instituições humanas existem para regulamentar nossos ímpetos, disciplinar nossas ações, impedir que se chegue à supremacia da violência. São chamados justamente de “supremacistas” (um neologismo, para atender a uma necessidade de nossos tempos violentos) aqueles que querem se impor pela força bruta, alcançar um poder hegemônico. Apoiam-se eles em ideologias que cantam a superioridade de uma etnia, de uma cultura, de uma classe social, de uma seita religiosa. Acabam por fazer de sua brutalidade primitiva uma “instituição” organizada pelo princípio brutal da lei do mais forte.

Talvez em nenhuma outra época foi tão premente a necessidade de se fortalecerem as instituições que de fato trabalham a favor do homem, da coletividade, do interesse público. A profusão e a difusão das chamadas redes sociais puseram a nu a violência que está em muitos e que já não se envergonha de si mesma, antes se proclama e se propaga com inaudito cinismo. Estamos todos diante de um grande espelho público e anônimo, onde se projeta o que se é ou o que se quer ser. Admirável como conquista tecnológica, a expansão da internet ainda não encontrou os meios necessários para canalizar acima de tudo os impulsos mais generosos, que devem reger nossa difícil caminhada civilizatória .

(Aníbal Tolentino, inédito )


Há ocorrência de voz passivae correta articulação entre tempos e modos verbaisna frase:


A) Seria desejável que a caminhada civilizatória possa dar vazão às nossas melhores qualidades naturais.

B) Esperava-se que em nosso atual estágio civilizatório hão de prevalecer o bom senso e a racionalidade.

C) Às redes sociais devem-se tanto o mérito de uma ampla comunicabilidade como os abusos implicados.

D) Os “supremacistas” haverão de contar com a benevolência daqueles que não lhes resistissem.

E) Os preconceitos que muitos vierem a cultivar impediriam a supremacia dos bons valores.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 309

Vamos para o Anterior: Exercício 307

Tente Este: Exercício 35

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.02ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.26ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 8ms))