PortuguêsColocação pronominal
- (IBFC 2019)
João Cruz e Sousa (1861 - 1898), lançador do Simbolismo no Brasil, é situado, por alguns estudiosos, junto de Mallarmé e Stefan George, entre os três maiores simbolistas do mundo, formando a “grande tríade harmoniosa”.
Além de ter uma boa apresentação física, era um homem extremamente culto e elogiado por seus mestres. Mas nada disso, para as pessoas da época, superava o fato de ser negro, o que lhe causou sérios problemas.
Em vida, sofreu muito e não conheceu o sucesso. Mudou-se de Santa Catarina (seu estado natal) para o Rio de Janeiro e, com muito empenho, chegou a ser arquivista da Central do Brasil, cargo que lhe garantia subsistência e não valorizava sequer um décimo de sua capacidade intelectual. Terminou atacado pela “doença dos poetas”, a tuberculose, que matou, junto com ele, toda sua família.
É nesse ambiente de dor que nasce sua incrível obra, onde transparecem a melancolia e a revolta, porém com versos magicamente ricos e sonoros. Arte é a palavra-chave. Arte libertária, ansiosa, criativa, que foge dos padrões métricos sem perder a classe e a musicalidade. Cruz e Sousa é, sem dúvida, um dos maiores expoentes da poesia brasileira. Entre suas obras estão Missal, Broquéis, Os Faróis e Últimos Sonetos, todos livros de poesia.
(brasilescola.uol.com.br/biografa/joao-cruz-sousa)
A expressão sublinhada do texto apresenta um pronome enclítico . De acorco com a norma gramatical de seu uso, a ênclise ocorre:
A) nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), isto porque na linguagem padrão da língua não é apropriado iniciar frase com pronome oblíquo.
B) nas orações iniciadas por verbos acompanhados de pronome refexivo seguido de preposição.
C) somente em frases afirmativas no pretérito perfeito.
D) quando há a partícula apassivadora “se” porque na linguagem culta essa formação é gramaticalmente correta.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 314
Vamos para o Anterior: Exercício 312
Tente Este: Exercício 384
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português