PortuguêsTipologia textual
- (IBADE 2019)
Texto V
ARGUMENTAÇÃO
A vida em sociedade trouxe aos seres humanos um aprendizado extremamente importante: não se poderiam resolver todas as questões pela força, era preciso usar a palavra para persuadir os outros a fazerem alguma coisa. Por isso, o aparecimento da argumentação está ligado à vida em sociedade e, principalmente, ao surgimento das primeiras democracias. No contexto em que os cidadãos eram chamados a resolver as questões da cidade é que surgem também os primeiros tratados de argumentação. Eles ensinavam a arte da persuasão.
Todo discurso tem uma dimensão argumentativa. Alguns se apresentam como explicitamente argumentativos (por exemplo, o discurso político, o discurso publicitário), enquanto outros não se apresentam como tal (por exemplo, o discurso didático, o discurso romanesco, o discurso lírico). No entanto, todos são argumentativos: de um lado, porque o modo de funcionamento real do discurso é o dialogismo; de outro, porque sempre o enunciador pretende que suas posições sejam acolhidas, que ele mesmo seja aceito, que o enunciatário faça dele uma boa imagem. Se, como ensinava Bakhtin, o dialogismo preside a construção de todo discurso, então um discurso será uma voz nesse diálogo discursivo incessante que é a história. Um discurso pode concordar com outro ou discordar de outro. Se a sociedade é dividida em grupos sociais, com interesses divergentes, então os discursos são sempre o espaço privilegiado de luta entre vozes sociais, o que significa que são precipuamente o lugar da contradição, ou seja, da argumentação, pois a base de toda a dialética é a exposição de uma tese e sua refutação.
F I O R I N , J o s é L u i z . D i s p o n í v e l e m : <www.editoracontexto.com.br/blog/argumentacao-jose-luiz- fiorin/>. Acesso em: 13 dez. 2018 (adaptado).
Segundo o autor, “todo discurso tem uma dimensão argumentativa", até mesmo o discurso didático. Em que aspecto se encontra a dimensão argumentativa do discurso encontrado em livros e em materiais didáticos?
A) Procuram persuadir o estudante da importância do ensino para a construção de uma vida melhor.
B) Procuram mostrar que tudo o que se aprende nas escolas pode ser útil em sua vida diária.
C) Procuram fazer com que suas posições sejam acolhidas e que suas teorias sejam aceitas.
D) Procuram capacitar os estudantes, de um modo geral, a resolver os problemas da cidade em que moram.
E) Procuram fazer com que o estudante se convença de que o melhor caminho para sua formação profissional é a dedicação aos estudos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 58
Vamos para o Anterior: Exercício 56
Tente Este: Exercício 416
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português