PsiquiatriaDistúrbio bipolar e transtorno de humor
- (UECE-CEV 2019)
Atente para a seguinte situação: Criança de 9 anos, sexo masculino, hígido psiquicamente até há 4 meses quando passou a ter alteração de comportamento, com manifestações flutuantes de agitação. Conforme relata sua genitora: “[Ele se] zanga”, “ele fica zangado... assim, do nada, mesmo sem bulirem com ele... aí, tá com um tempo, ele se acalma mais... às vezes passa é tempo assim”. Há história de momentos de choro intenso, relatos de comportamento hipersexualizado em sua escola, com variação de comportamento, percebida pelas professoras, oscilando entre dias de maior agitação e de maior calma ou até certo isolamento.
Assinale a opção que apresenta a provável hipótese diagnóstica e uma conduta adequada à idade do paciente, de acordo com essa hipótese.
A) Trata-se de um episódio depressivo, para o qual é indicado o início de Amitriptilina em doses progressivas até 75mg/dia com reavaliação após alcançada a citada dose efetiva.
B) Trata-se de um transtorno do espectro autista, para o qual é necessário o início de Periciazina 4%, em doses progressivas, observando-se a resposta a cada consulta.
C) Trata-se de um episódio depressivo, para o qual é indicado o início de Fluoxetina 20mg/ml, em doses progressivas até 10mg/dia, com reavaliação após alcançada a citada dose.
D) Trata-se de um transtorno do humor bipolar, para o qual é indicado o uso de ácido valproico 250mg/5ml e dose de 2,5ml de 12/12h, com reavaliação breve.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Psiquiatria