Procura

PsiquiatriaDistúrbios obsessivo-compulsivos


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (IF-MS 2019)

Um dos grandes problemas psiquiátricos do ser humano é diagnosticado hoje como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Apesar de ser tratado de maneira estereotipada por vários filmes sobre o assunto, o grau de sofrimento para o paciente e suas famílias é extremamente alto. Sobre o tratamento farmacológico do TOC, pode-se afirmar que:


A) Não há evidência de que outras classes de fármacos sejam úteis nas estratégias de potencialização da ação dos ISRS inibidores seletivos da recaptação de serotonina prescritos para o transtorno.

B) A teoria predominante se baseia na disfunção serotoninérgica apresentada no transtorno, mas estudos recentes com tomografia por emissão de pósitrons demonstraram hiperatividade dopaminérgica na região do estriado.

C) A hiperatividade glutamatérgica existente na região do estriado faz com que sejam obrigatórios agentes dessa classe no tratamento atual do transtorno, como a N-acetil-cisteína.

D) A dose de clomipramina com melhor efeito na maioria dos casos é a de 50 mg/dia.

E) O uso de paroxetina, em virtude dos menores efeitos colaterais, está indicado como terapia de primeira escolha no transtorno.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 23

VOLTAR ao índice: Psiquiatria






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.82ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.49ms))((ts_substr_c=0.43ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 8ms))