OdontologiaMicrobiologia na odontologia pré-clínica
- (FEPESE 2019)
A sífilis é uma infecção crônica com distribuição mundial. Os modos primários de transmissão são o contato sexual ou da mãe para o feto. Em pacientes com sífilis, a infecção sofre uma evolução característica que prossegue classicamente por três estágios.
Assinale a alternativa corretasobre as manifestações clínicas desses estágios.
A) Após o terceiro estágio, os pacientes entram em um período assintomático, livre de lesões e sintomas, conhecido como sífilis latente.
B) A sífilis secundária é caracterizada pelo cancro e é descoberta clinicamente entre 4 a 10 semanas após a infecção inicial. A cavidade oral perde apenas para a região genital como local mais comum do seu aparecimento.
C) Um sinal consistente da sífilis secundária é uma erupção cutânea maculopapular, difusa e indolor, que é disseminada, podendo atingir as áreas plantar e palmar. A erupção também pode envolver a cavidade oral e surgir como áreas maculopapulares vermelhas.
D) Na sífilis primária, considerada disseminada, geralmente dá-se o aparecimento de sintomas sistêmicos como linfoadenopatia indolor, dor de garganta, perda de peso, febre, mal-estar e dor de cabeça.
E) O primeiro estágio da sífilis pode apresentar lesões intraorais que usualmente afetam o palato e a língua. Quando o palato é atingido, a ulceração frequentemente o perfura por completo em direção à cavidade oral.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14
Vamos para o Anterior: Exercício 12
Tente Este: Exercício 59
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia