EnfermagemOutras doenças infecciosas e parasitárias
- (GUALIMP 2019)
A deficiência do sistema de abastecimento de água tratada, a falta de saneamento básico, o destino inadequado dos dejetos, a alta densidade populacional, as carências habitacionais e a higiene inadequada favorecem a instalação e rápida disseminação do Vibrio cholerae . A incidência é maior nos períodos mais secos do ano, quando há diminuição do volume de água nos reservatórios e mananciais. (Ministério da Saúde, 2017)
Sobre a Cólera, é INCORRETO afirmar que:
A) É transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes ou vômitos de doente ou portador. A contaminação pessoa a pessoa é menos importante na cadeia epidemiológica.
B) O Vibrio cholerae tem como reservatórios o homem (portadores assintomáticos) e o ambiente aquático. O V. cholerae faz parte da microbiota marinha e fluvial e pode se apresentar de forma livre ou associado a crustáceos, moluscos, peixes, algas, aves aquáticas, entre outros, incluindo superfícies abióticas
C) A suscetibilidade é variável e diminui na presença de fatores que diminuem a acidez gástrica (acloridria, gastrectomia, uso de alcalinizantes e outros). A infecção produz elevação de anticorpos e confere imunidade duradoura.
D) O período de transmissibilidade da doença perdura enquanto houver eliminação do agente etiológico nas fezes, o que ocorre, na maioria dos casos, até poucos dias após a cura. Para fins de vigilância, o período aceito como padrão é de 20 dias.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 256
Vamos para o Anterior: Exercício 254
Tente Este: Exercício 259
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem