EnfermagemDoenças crônicas não transmissíveis
- (UPENET/IAUPE 2019)
O DM do tipo 1 (DM1) caracteriza-se pela destruição das células beta pancreáticas, determinando deficiência absoluta de insulina, o que torna essencial o uso de insulina como tratamento, para prevenir cetoacidose, coma, eventos micro e macrovasculares e morte. Sobre o DM 1, leia as afirmações abaixo:I. O pico de incidência do DM 1 ocorre em crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, mas pode ocorrer também, menos comumente, em adultos de qualquer idade. Nos adultos, o DM 1 pode ter desenvolvimento lento e progressivo, de acordo com a deficiência de insulina.
II. O diagnóstico de DM 1 geralmente é feito em paciente jovem, com sinais e sintomas de hiperglicemia grave (poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento), que evoluem rapidamente e podem progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica, especialmente na presença de estresse agudo.
III. O tratamento da pessoa com DM 1 possui cinco componentes principais: educação em diabetes, insulinoterapia, automonitorização glicêmica, orientação nutricional e prática de exercício físico.
IV. A insulinoterapia não é obrigatória no tratamento do DM 1, uma vez que medicamentos hipoglicemiantes orais também estão recomendados.
Estão CORRETAS
A) I, II, III e IV.
B) II e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I e IV, apenas.
E) I, II e III, apenas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 223
Vamos para o Anterior: Exercício 221
Tente Este: Exercício 320
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem