Engenharia civilOrçamento no planejamento e controle de obras na engenharia civil
- (Instituto Consulplan 2019)
O Custo Direto é resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários para a construção da edificação, obtidos pela aplicação dos consumos dos insumos sobre os preços de mercado, multiplicados pelas respectivas quantidades, mais os custos da infraestrutura necessária para a realização da obra. São insumos que compõem o custo direto unitário, EXCETO:
A) Materiais : são representados pelo consumo de materiais a serem utilizados para a execução de uma determinada unidade de serviço, multiplicado pelo preço unitário de mercado.
B) Equipamentos : são representados pelo número de horas ou fração de horas necessárias para a execução de uma unidade de serviço, multiplicado pelo custo horário do equipamento.
C) Canteiro de obras : é representado por custo indireto em obra, pois não há como realizar o cálculo exato de seu consumo; por isso, deve-se estimar este item, sendo tratado como custo indireto.
D) Mão de obra : é representada pelo consumo de horas ou fração de horas de trabalhadores qualificados e/ou não qualificados para a execução de uma determinada unidade de serviço multiplicado pelo custo horário de cada trabalhador.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 56
Vamos para o Anterior: Exercício 54
Tente Este: Exercício 66
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia civil